O Sebrae planeja introduzir, no início de 2024, um novo serviço de crédito destinado às micro e pequenas empresas. Esse serviço estará respaldado por um fundo garantidor no valor de R$ 30 bilhões, conforme revelado pelo presidente da entidade, Décio Lima.
Ele ressaltou que essa quantia representa um período equivalente a 28 anos de concessão de crédito exclusivamente pelo Sebrae.
A iniciativa é uma parceria do Sebrae com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e a Agência Pública de Inovação (Finep). A novidade foi confirmada pelo Ministério do Empreendedorismo na última semana, em texto publicado no site oficial. O programa terá duração de três anos, e as entidades serão as responsáveis por emprestar o dinheiro e definir os juros de cada linha.
Segundo a assessoria de comunicação do Sebrae, o dinheiro ficará disponível a partir de janeiro. O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte teve sua criação através da MP 1187/23 no último dia 13. Terá como ministro Márcio França.
A pasta fica responsável por Políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios; Arranjos produtivos locais e do artesanato e Estímulos ao microcrédito e ao acesso a recursos financeiros.