A rotina do empreendedor envolve uma série de obrigações fiscais, e às vezes, em meio a tantas responsabilidades, é natural cometer algum equívoco.
Entre as documentações com as quais o empresário precisa se preocupar está o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, conhecido como DARF. Ele é utilizado pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal como ferramenta de cobrança dos contribuintes no pagamento dos tributos embutidos em operações financeiras.
Ao realizar o preenchimento e pagamento de um DARF, o contribuinte poderá cometer erros de diversas naturezas. O mais comum é o preenchimento errado de campos como CNPJ/CPF, período de apuração, código da Receita, etc. além de ocorrer também o preenchimento errado do valor do imposto, tanto para cima quanto para baixo.
O recolhimento duplicidade do DARF é um problema corriqueiro por falta de atenção ou dúvida, e se não for resolvido, o problema pode trazer prejuízo ao fluxo de caixa da empresa. Além disso, também são frequentes os casos de erros de preenchimento de informações no formulário.
Para solucionar essas questões, é possível fazer um procedimento de retificação de DARF, o Redarf.
Esse processo consiste no preenchimento de um novo formulário e pode ser realizado em qualquer uma das unidades da Receita Federal ou, com o uso do Certificado Digital, diretamente no site. V
ocê também pode conferir detalhes sobre o processo de retificação de DARF no portal da Receita Federal. E, lembre-se: evitar esse tipo de erro é fundamental para que não haja retrabalhos ou desperdício de receita na sua empresa, portanto, é sempre importante ficar atento ao assunto.