É legal perceber o quanto podemos aprender com filmes, basta olhá-los de uma maneira diferente e mais profunda. Tente encaixar esses aprendizados no dia a dia de sua empresa para conseguir melhores resultados. Algumas pessoas quando pensam em filmes de motivação profissional, imaginam logo aqueles filmes com histórias mirabolantes e grandes sacadas, que deixam muita gente empolgada.
Claro, nós adoramos ver esses filmes e eles também nos inspiram. Porém, vale a pena dar atenção aos menos óbvios, porque é possível tirar dali bons “insights” e até enxergar boas práticas do meio empresarial.
Então vamos as dicas:
1. O Preço do Amanhã – Quer aprender como fazer um planejamento a longo prazo, dividido em pequenas tarefas, para atingir grandes objetivos? Assista esse filme.
Em uma sociedade onde a perspectiva de sobrevivência é de pouco mais de um dia, os protagonistas são obrigados a adequar seus objetivos a longo prazo em um escala de curto prazo, fazendo alterações de acordo com a demanda, porém sem perder o foco.
2. Big Fish – Peixe Grande – Usando técnicas de encantamento, mudamos a forma como as pessoas enxergam o que fazemos e assim geramos mais valor. Não se trata de mentiras, mas sim de uma forma diferenciada de abordagem.
Além disso, o filme nos ensina uma lição no que tange o limite do encantamento.
3. Bastardos Inglórios – Como segmentar em um nicho de mercado e ter sucesso, usando táticas de negociação e persuasão… e um pouco de força?
Esse filme mostra como um time de potência e disposto a fazer sacrifícios pode chegar aonde quer .
4. Do que as mulheres gostam – Esse filme fala sobre um marketeiro com informações privilegiadas, em um mercado extremamente competitivo da moda feminina. Ele nos faz pensar sobre a ética nos negócios e como os nossos relacionamentos nas empresas nos impedem de atingir nosso potencial máximo.
Além disso tudo, é interessante como o personagem se importa em entender o seu mercado.
5. O Senhor das Armas – Um grande gestor e negociador em um mercado ilegal, precisando fazer todos tipos de parcerias para sobreviver nos negócios e também pessoalmente.
O protagonista do filme, chega a negociar em situações onde não recebe vantagem alguma, fazendo parcerias apenas para se manter no mercado. É possível aprender bastante sobre a postergação de recompensas.
O filme também nos leva a questionar a ética, se ela é tão importante assim quando nosso objetivo é prosperar nos negócios. Será que às vezes é necessário quebrar as regras para atingir os objetivos?
Prepare a Pipoca e bom filme!