Agora é hora de “fechar o balanço”!

Agora é hora de “fechar o balanço”, não somente o balanço de estoques (atitude muito comum das empresas comerciais), mas sim o exercício social, que é o período no qual as empresas, para atender a legislação fiscal, devem elaborar as demonstrações financeiras, também chamadas de demonstrações contábeis – além disso, mais uma série de declarações devem ser apresentadas nesse período, como RAIS e DIRF…

É imprescindível que, para cumprir tais obrigações, haja um alinhamento completo com a contabilidade através da figura do contador, profissional responsável por auxiliar os empresários nessa demanda.

O balanço patrimonial de uma empresa é uma das ferramentas mais importantes que uma organização pode contar. Muitos empresários o comparam a uma foto corporativa interna, feita em um determinado período e que permite olhar toda a situação em que ela se encontra.
Isso porque o documento mostra a exata da realidade financeira do negócio naquele momento específico.

Além disso, é uma ferramenta importante na redução de custos e na administração de riscos.
Por meio do balanço patrimonial, é possível planejar o parcelamento das dívidas, evitar processos judiciais e administrativos e buscar a diminuição da carga tributária.

O balanço patrimonial de uma empresa é feito a partir da reunião de todos os lançamentos contábeis que foram realizados durante o ano, como as entradas e saídas de recursos e as compras de mercadorias, só um contador qualificado e exclusivamente focado nos números da empresa consegue apresentar um estudo preciso e sem possibilidades e falhas ou erros contábeis.

Leave A Comment