A Participação nos Lucros e Resultados é uma espécie de bônus que algumas empresas oferecem para os seus funcionários.
Entenda as regras que envolvem esse benefício. Criado em 1946 durante o governo de Getúlio Vargas a PLR é paga aos colaboradores, e seu valor é um percentual calculado com base nos lucros da empresa.
Ela não é um benefício obrigatório, ou seja, cabe à empresa decidir se irá ou não concedê-la. Além disso, ela é regulamentado pela Lei 10.101/2000
Qual o objetivo da PLR?
De a forma resumida, podemos dizer que essa participação nos lucros é uma forma de manter os funcionários motivados, e fazer com que eles sejam mais produtivos. Afinal, essa porcentagem que irão ganhar só dependerá deles, do desempenho em suas tarefas para garantir que a empresa alcance as metas estabelecidas.
Uma das dúvidas que pode surgir é se a PLR deve vir especificada na folha de pagamento, e a resposta é que não. Isso porque essa participação é um bônus, um benefício que não possui natureza salarial.
Como calcular imposto de renda sobre PLR?
De acordo com a legislação, todo colaborador que receber até R$ 6.677,55 desse benefício, está isento de declará-lo. Mas conforme o valor for aumentando, o governo estipulou o quanto será deduzido do IR.
A PLR é um benefício que com certeza irá manter seus funcionários motivados e mais produtivos, eles podem fazer toda a diferença para o crescimento do seu negócio.
Por isso, lembre-se de estabelecer com clareza suas metas, e todas as regras para a concessão desse benefício, garanto que assim sua empresa só irá se beneficiar com essa prática.