A importância da Avaliação dos bens do Ativo Imobilizado no momento de realizar o Seguro Patrimonial Empresarial!

É sabido que para uma seguradora assumir a responsabilidade de um patrimônio para segura-lo é natural que seja realizado uma vistoria previa, essa vistoria tem por finalidade a verificação do estado de forma geral como estão as estruturas onde se encontram os bens (nesse exemplo estamos simulando uma indústria / empresa).

Estrutura anti-incendio, rotas de fuga, risco de incêndio, áreas limítrofes, risco de danos, desmoronamento, vendaval, entre outros riscos.

Uma vez validado essa vistoria, em alguns casos as seguradoras tem por praxe realizar o pedido de algumas melhorias a serem implementadas visando minimizar os riscos.

Vamos segurar números contábeis ou valor de mercado?
Uma vez aprovado o andamento do seguro, qual será a base que sua empresa vai utilizar para realizar o seguro da empresa?

Utilizar a base contábil (geralmente contempla muitos bens totalmente depreciados, com valor residual igual a zero); com certeza com essa base o valor do seguro tende a cair, entretanto, em caso de sinistro o prêmio pago pela seguradora também será bem menor.
Utilizar laudos específicos de avaliação para seguro (essa é a forma correta e segura para contemplar os bens segurados).
De forma geral é de extrema importância ter todos os bens de forma detalhadamente relacionados, com descrição de características, além de fotos e seus respectivos valores e estado de conservação, para caso ocorra um sinistro a empresa esteja segura do patrimônio protegido, evitando com isso impasses judiciais junto as seguradoras.

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