Você já ouviu falar em princípio da competência?
Esse é um conceito de que vem da contabilidade e que pode ser um aliado na gestão financeira.
Portanto, entender do que se trata é o primeiro passo para planejar e controlar o orçamento da sua empresa. O princípio da competência consiste no fato de que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. Dito de forma breve, o princípio da competência consiste em registrar receitas e despesas do negócio no momento em que é realizado o ato gerador, e não quando o pagamento é efetuado ou recebido.
Assim, se você realizou uma venda parcelada a um cliente, por exemplo, a receita já será registrada antes do pagamento das parcelas.
É uma forma de manter o controle do orçamento e fazer projeções financeiras para a empresa.
Manter um regime contábil de competência é essencial para equilibrar o setor financeiro da organização, seus investimentos e também para assegurar seu crescimento.
O objetivo principal desse regime é manter organizadas as finanças da empresa, além de ter uma projeção sobre seu futuro financeiro.
Assim, o gestor tem a chance de se organizar para fazer o pagamento das despesas e também saber quanto receberá de receita.
Por este motivo, o regime de competência na contabilidade é muito importante para qualquer empresa que deseje estar em dia com sua vida financeira.