Entre os muitos documentos necessários ao declarar o IR há um que é essencial: o informe de rendimentos.
Basicamente, o documento tem o intuito de dar à Receita Federal a possibilidade de comparar as declarações de Imposto de Renda.
Qual é a importância do Informe de Rendimentos?
1 – O Informe de Rendimentos evita que você caia na malha fina da Receita Federal por erro de algum funcionário ao preencher o Imposto de Renda. O mesmo acontece ao contrário, quando a empresa sonega algum imposto e isso fica claro por meio do Informe.
2- O documento também te ajuda a organizar as receitas e entender melhor o quanto você recebeu naquele ano. Ele tem o objetivo de facilitar sua vida na hora de preencher o IRPJ e evitar erros de cálculos.
3- Para os fiscos, esse é um dos documentos mais importantes para cruzar informações e quem não entregar no prazo está fadado a levar multas. Caso o informe de rendimentos não seja fornecido, especialistas recomendam que a pessoa cobre o documento, e ainda guarde o comprovante de que o documento foi solicitado à fonte pagadora, como uma maneira de se precaver. Além disso, é possível informar a Receita Federal que uma empresa não cumpriu o envio do informe dentro do prazo, o que acaba gerando a multa.
Lembrar que, esse documento deve ser emitido para todos os funcionários e prestadores de serviço – e todas as empresas, inclusive o MEI, devem fazer o Informe de Rendimentos anualmente, caso tenham contratado serviços de pessoas físicas ou mesmo pessoas jurídicas e fornecedores.