Você já vendeu um produto sem emitir nota fiscal? Essa é uma prática que parece simples, mas que causa sérias consequências para um empreendedor que deseja manter o negócio legalizado.
A Lei 8.137/90 estabelece que “negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação” é crime.
Empresas idôneas não compram produtos sem nota fiscal. Isso quer dizer que quem não emite os documentos corretamente tem dificuldades para realizar vendas no mercado.
Além do mais, existem pessoas que precisam declarar os seus gastos ou não querem ter problemas com possíveis reembolsos no futuro.
Por outro lado, os benefícios de se emitir a nota fiscal são inúmeros. Você terá um maior controle de seu histórico de transações, de forma totalmente eletrônica, facilitando a geração dos relatórios da empresa, permitindo a melhor organização contábil do negócio, evitando problemas fiscais e possibilitando uma análise mais precisa sobre a saúde financeira.
Além disso, é possível evitar possíveis falhas humanas no registro manual de vendas e, consequentemente, maior produtividade aos funcionários e melhor controle interno de processos.