Margem de lucro

De forma básica, a margem de lucro é um indicador financeiro muito utilizado para avaliar a saúde financeira da empresa.

Ele se trata do percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total. Em outras palavras, ela é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do negócio.

Basicamente, o lucro bruto pode ser considerado a diferença entre o seu faturamento obtido com as vendas dos produtos e serviços e os custos empresariais.

Já a margem de lucro bruto é um percentual obtido da relação entre a receita total e o lucro da sua empresa.

Além da margem lucro bruta, também existe a margem de lucro líquida. A diferença entre elas é que, neste caso, a margem será o valor final após abater todos os custos, como impostos, telefones, despesas com administrativo, entre outros.
A margem de lucro é de grande importância para o sucesso das empresas, sendo imprescindível formar preços que cubram os custos e que estejam dentro dos valores que o mercado está disposto a pagar.

Para calcular o lucro que sua empresa teve em determinado período, é preciso somar o seu faturamento total e subtrair tudo o que foi gasto para realizar os seus serviços.

A partir dessa informação, você já saberá qual a real situação do seu negócio.
Para entendermos melhor, o cálculo da margem de lucro é feito por meio de uma fórmula simples:
 margem de lucro = lucro bruto / receitas totais

Parece simples, mas no entanto, este controle ainda é um problema para alguns empreendedores que ainda não conseguem encontrar a margem de lucro de um produto ou serviço e com isso enfrentam problemas em sua gestão, pois sem calcular a margem de lucro, não é possível saber qual a real situação do seu negócio.

Leave A Comment